As últimas notícias direto de Cape Town

África do Sul!

sábado, 12 de junho de 2010

Foi com muita festa que os sul-africanos assistiram à estreia do Bafana Bafana ontem aqui em Cape Town. Logo cedo, fui acordada pelo buzinaço e o barulho ensurdecedor das famosas vuvuzelas. Mas nem me incomedei. Afinal, finalmente chegou o grande dia; Começou a Copa do Mundo! É inexplicável a sensação de estar aqui, no país da Copa. A atmosfera é impressionante. Como escrevi no Blog da revista ( www.revistaviverbrasil.com.br/diariodacopa), pensava que essa loucura por futebol só existia aí no Brasil. Ledo engano. Mesmo não tendo um histórico de vitórias no esporte, os sul-africanos são, SIM, apaixonados por futebol. Tentei assistir ao jogo no espaço Fifa Fan fest, armado pra receber 28 mil pessoas. Doce ilusão. Faltando 4 horas para o início da partida, os sul-africanos já lotaram o local. Então, o jeito foi procurar outro lugar tão animado quanto. Não foi difícil. O Waterfront foi o eleito. E lá, fomos nós, eu e meus queridos vizinhos de apartamento, Javier ( Espanha) e Natasha ( Bósnia). Eu, vestindo a camisa da seleção brasileira, que pela semelhança com as cores do Bafana Bafana, podia ser confundida facilmente com uma torcedora da casa. Os dois trajando a camisa da Espanha. ( A Bósnia não participa da Copa, então Natasha irá torcer para a Espanha, Brasil e, claro, Bafana Bafana, como todos nós). Ao nos dirigir para o Waterfront, a energia já contagiava. No ônibus, dezenas de torcedores. Nos carros, a buzinha era ininterrupta. O som das vuvelas, então, nem preciso falar. Está soando até agora na minha cabeça... rsrs Ao chegar no local escolhido, às 13h, uma multidão se aglomerava na arquibancada em torno do telão que exibiria o jogo. Nós, dificilmente, conseguimos nosso pequeno espaço. Foram 3horas de empurra-emprurra, em pé, sob o sol quente, mas valeu a pena. Senti aquela vibração de um povo tão sofrido como os sul-africanos, não tem preço. Tiveram muitos momentos de tensão, alegria, vibração e emoção. A hora do gol do Bafana parecia que o time tinha conquistado a taça da Copa. Todos se abraçaram e vibraram juntos. E nem mesmo o empate do México conseguiu calar as vuvuzelas e os torcedores, que aplaudiram de pé a atuação da seleção sul africana, na estreia na Copa. Bonito de se ver. São coisas como essa que fazem cada minuto dessa viagem valer a pena. Que venha o Uruguai! Nós estaremos lá torcendo pelo Bafana Bafana!





5 comentários:

  1. Aproveita muiiitoo essa festa!!
    ENJOY EVERY SINGLE MOMENT!!!

    Love you!!!!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola os Africanos, né Yayá...lição de vida, de felicidade e de animação para esse mundão todo...Que energia...só de ler sua postagem arrepiei te imaginando aí...

    ResponderExcluir
  3. Nayara, moça linda de viverrrr, amada!
    Fiquei tão tristinha hoje com a derrota deles para o Paraguai, snif, snif. Agora vou te contar uma coisa se aí, ao vivo e a cores as tais vuvuzelas não te incomodam (eu sei, quem tá na chuva é prá se encharcar rsrs) eu, pela TV, TÔFORA rsrs Parece que de uma hora prá outra vai ser a invasão de abelhas, gafanhotos, qq coisa assim, é muiiiiito ruim prá ouvir os narradores...TÔFORA rsrs Eles não se cansam nauuuuuummmm?????
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Nayara, agora, finalmente, tive tempo de ler seu blog. Adorei! Esta lindo! Adorei o texto sobre a estreia da Copa do Mundo. Me deu vontade de estar aqui para participar desta festa. Beijo grande! Ate a volta, querida vizinha de quarto! Gloria.

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga.

    Há momentos
    tão intensos de alegrias,
    que os mesmos se fazem inesquecíveis
    em nossas histórias.

    Dias de paz para ti.

    ResponderExcluir